Graduação

Ciências Contábeis

Objetivos

Na busca de preparar profissional capacitado para atender às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, com competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação por meio de uma formação quantitativa e qualitativa, dotada de raciocínio crítico, lógico, matemático, ético, qualificado para promover mudanças, comprometido com o desenvolvimento nacional, preparado para trabalhar em organizações públicas ou privadas Foram definidos os seguintes objetivos específicos:

 

  1. Proporcionar visão ampla e abrangente das informações contábeis e dos agentes econômicos que interagem com a entidade contábil;
  2. Prover o aluno de conhecimentos teóricos e práticos avançados e atuais para exercer suas funções tanto a nível nacional como internacional, de forma condizente com a demanda emergente imposta ao profissional moderno da área contábil.
  3. Desenvolver e aprimorar no aluno a capacidade de análise crítica das diferentes variáveis econômicas e financeiras inerentes às atividades empresariais de forma que lhe permita atuar com mais ênfase no processo de gestão de negócios.
  4. Desenvolver capacidade e preparo para assimilar a cultura e objetivos estratégicos organizacionais.
  5. Formar o aluno para agir dentro dos princípios éticos, morais e legais, promovendo o bom relacionamento humano e a valorização cada vez maior da profissão.

 

A ATOPP Brasil Faculdade de Negócios, através de seu curso de Ciências Contábeis, pretende dar uma contribuição à cidade de Londrina e a Região Metropolitana de Londrina formando bacharéis em Ciências Contábeis com a mesma qualidade que tem conseguido as melhores instituições de ensino do País. Neste diapasão, a instituição desenvolve, seus programas de ensino, de pesquisa e de interação com a comunidade, direcionados para as relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade, observando as características e as peculiaridades do estágio de desenvolvimento da cidade, de seu entorno, da região, do Estado, e do País. A ATOPP Brasil Faculdade de Negócios se preocupa em formar profissionais aptos a atender às necessidades da região, que promovam mudanças nas relações entre indivíduos, e entre estes e a sociedade em geral já que é função de uma instituição de ensino superior ao lado de seu caráter acadêmico, a busca do conhecimento, o ideal de promoção da criatividade, uma função explícita de colaboração para o desenvolvimento e a solução dos problemas nacionais.

Profissão/Mercado de Trabalho

A contabilidade é uma ciência social voltada ao estudo e à interpretação de registros e fenômenos que afetam o patrimônio (bens, direitos e obrigações) de uma entidade. Uma de suas principais funções é registrar as movimentações financeiras e fornecer informações para a tomada de decisões dentro e fora das empresas. O profissional da contabilidade é chamado de contador e pode atuar em áreas como: Atuarial; Auditoria; Consultoria; Controladoria; Ensino; Fiscal; Gestão de empresas; Gestão pública; Perícia contábil e Pesquisa.

Segundo um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a contabilidade está entre as dez profissões com a maior taxa de ocupação no país. A pesquisa, divulgada em 2013, revela que 93,87% dos profissionais da contabilidade estão empregados e trabalhando em sua área de atuação.

Coordenador(a) Acadêmico(a)

O Professor Mestre Elvis Antonio Bim é contador, possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina (1988) e mestrado em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Norte do Paraná (2001). Atualmente, é professor titular da Universidade Estadual de Londrina. Tem larga experiência na área de contabilidade e administração com ênfase em Contabilidade Societária devido ao trabalho na iniciativa privada em grupo empresarial constituído de sociedade anônima de capital aberto, atuando na área contábil e controladoria tendo sob a sua responsabilidade as áreas de contabilidade, custos, financeiro, atendimento a acionistas e compras produtivas.

Elvis Antonio Bim

Disciplinas

O curso de graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, adota o sistema seriado semestral, com atividades acadêmicas assim distribuídas:

  1. Disciplinas obrigatórias com oferta semestral;
  2. Atividades acadêmicas especiais de natureza obrigatória;
  3. Atividades acadêmicas complementares.

 

O currículo do curso é composto por um conjunto de atividades distribuídas nas seguintes categorias:

  1. Disciplinas obrigatórias, são divididas em 34,8% formação básica, 42,6% formação profissional e 22,6% Articulação teoria e prática ;
  2. Atividade acadêmica especial de natureza obrigatória, correspondendo ao Trabalho de Conclusão de Curso –TCC orientado e Estágio Supervisionado, com avaliações e controle de frequências definidos em resoluções próprias.
  3. Atividades Acadêmicas Complementares, com regimento próprio, aprovado pelo Colegiado do Curso.
DISCIPLINA CH
Teoria da Contabilidade 60
Análise das Demonstrações Contábeis 30
Auditoria 60
Avaliação de Empresas 60
Contabilidade de Custos 30
Contabilidade de Org. do Terceiro Setor 30
Contabilidade Empresarial 60
Contabilidade Gerencial 60
Contabilidade Governamental 60
Contabilidade Introdutória 60
Contabilidade Societária I 60
Contabilidade Societária II 60
Controladoria 60
Controladoria Governamental 30
Elaboração e Análise de Projetos 60
Gestão Estratégica de Custos 60
Laboratório de Práticas Contábeis – Contabilidade Informatizada 60
Noções de Atuaria para Contadores 30
Perícia Contábil 30
Planejamento e Orçamento 60
Planejamento Tributário 60
Prática Tributária 60
Rotinas Trabalhistas Aplicadas à Contabilidade 60
Tecnologia da Informação 60
Teoria Avançada da Contabilidade 60
TOTAL 1.320

 

As disciplinas auxiliares e correlatas tratam de matérias de formação básica, assim como de áreas correlatas e fundamentais para uma boa formação profissional dos graduados em Ciências Contábeis. As disciplinas auxiliares e correlatas (Formação Básica) no caso especifico da ATOPP Brasil Faculdade de Negócios são:

DISCIPLINA CH
Direito Empresarial e Tributário 60
Economia de Empresas 60
Empreendedorismo 30
Estatística I 30
Estatística II 30
Finanças I 30
Finanças II 30
Finanças III – Gestão de Portfólio 30
Tópicos Contemporâneos 30
Instituições de Direito 30
Interpretação e produção de Textos 60
Introdução a Administração 60
Legislação Previdenciária e Trabalhista 60
Macroeconomia e Contabilidade Social I 60
Macroeconomia II 60
Marketing 60
Matemática Financeira 30
Metodologia da Pesquisa 30
Métodos Quantitativos Aplicados I 60
Métodos Quantitativos Aplicados II 60
Microeconomia I 60
Microeconomia II 60
Teoria das Organizações 60
TOTAL 1.080

 

As disciplinas e atividades de articulação teoria e prática no caso especifico deste projeto pedagógico são:

DISCIPLINA CH
Estágio Supervisionado I 150
Trabalho de Conclusão de Curso I – Monografia 60
Estágio Supervisionado II 150
Trabalho de Conclusão de Curso II – Monografia 150
Atividade Academica Complementar 190
TOTAL 700